sábado, 9 de maio de 2009
terça-feira, 14 de abril de 2009
domingo, 15 de março de 2009
sábado, 24 de janeiro de 2009
Resposta
desempenhar na comunidade acções de assistência aos mais carenciados, através dos tempos, foi acompanhando as alterações observadas na sociedade e evoluindo nas suas respostas às novas
necessidades.
Assim hoje em dia, Rotary Internacional, possui programas tão diferenciados entre os quais se salienta :- Corpo Comunitário de Rotary (Rotary Comunity Corps) , Companheirismo Rotário (Rotary Fellowships , Troca de Amizade Rotária (Rotary Friendship Exchange), Prémios de Liderança Juvenil Rotária (Rotary Youth Leadership Awards), Serviço à Comunidade Mundial (World Community Service), Premutas de Juventude Rotária(Youth Exchange), Voluntários em Rotary (Rotary Volunteers), Preservar o Planeta Terra (Preserve Planet Earth) , Compartilhar em Rotary (Rotary Shares) , Rotary Realiza Sonhos ( Rotary Make Dreams Real), Campanha Mundial Contra a Polio (Polio Plus), Campanha Mundial para a Saúde – Fome e Humanidade (3H- Health-Hunger-Humanity), Centros Rotários para Estudos Internacionais de Soluções dos Conflitos e Paz (Rotary Centers for International Studies in Peace and Conflict Resolution).
Internamente cada Clube possui quatro Avenidas :- a Interna, a Profissional, á Comunidade e a Internacional, avenidas que são estruturas anuais de todas as actividades.
Mas em Rotary, o seu quadro social é constituído por líderes profissionais com idades superiores aos 30 anos. A fim de envolver a juventude em iguais padrões de ética, Rotary Internacional, criou os programas Rotaract para as idades de 18 aos 30 e o Interact para idades até aos 18 anos.
Todas as iniciativas de projecto brotam das próprias necessidades da comunidade, e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em cooperação.
Os Rotaractistas também podem :- Liderar a formação de Interacts Clubs, participar dos seminários RYLA (Rotary Youth Leadership Awards), candidatar-se a Bolsas Educacionais ou participar de Intercâmbio de Grupos de Estudos, e, tornar-se sócio de um Rotary Club.
P- Onde nasceu o Rotaract e quantos clubes existem?
R- Em 1968, os Estados Unidos fervilhavam com uma imensa energia de mudanças. As mulheres queimavam os soutiens pela emancipação e igualdade de direitos, havia protestos pelo fim da Guerra do Vietname e o assassinato de Martin Luther King Jr desencadeava tumultos em várias cidades por todo o país. Neste ambiente revolucionário, vários estudantes universitários empreendedores e audazes quiseram criar um novo Clube na Universidade da Carolina do Norte (UCN) em Charlotte, EUA, uma acção que acabou por despoletar a criação do clube que, mais tarde, se viria a tornar no Rotaract.
P- Quando nasceu o Rotaract Club do Funchal e quem foi o seu primeiro Presidente?
R- O Rotaract Club do Funchal nasceu em Julho de 1986, e foi seu primeiro Presidente o actual Companheiro no Rotary Club do Funchal, Jorge Alexandre de Freitas Jesus.
R- Por falta de condições Universitárias. Os estudantes rumavam para o continente, onde continuavam os seus estudos, criando graves dificuldades de continuidade ao Clube. O Rotary Club do Funchal ainda tentou assegurar viabilidade de contínuo convívio Rotaractista em Portugal continental, para os madeirenses, mas não foi possível. Assim passados cerca de 6 anos o Rotaract Club do Funchal infelizmente cessou a sua actividade.
P- Que vantagens tem a juventude em pertencer a um Rotaract Club?
R- Os Rotaract Clubs fazem parte do esforço global do Rotary Internacional em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de acção. Rotaractistas utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary Internacional e pela Fundação Rotária e beneficiam-se do apoio administrativo providenciado pelo R.I.
A criação dos Rotaract e Interact Clubes no mundo, é um serviço que Rotary Internacional coloca à disposição da Comunidade, melhor dizendo à juventude da Comunidade Internacional.
O Rotaract procura:
- Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional.
- Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um.
Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a Sociedade.
Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional. - Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade
e no mundo. - Propiciar oportunidades para actividades pessoais e em grupo com o objectivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional.
Resumindo, os Rotaracts Clubs implementam actividades e projectos diversos, de acordo com os objectivos gerais dos sócios, nas áreas de crescimento profissional, formação de líderes e prestação de serviços. Tais actividades geram um programa equilibrado e promovem o crescimento pessoal dos Rotaractistas.
P- Porquê a reabertura agora?
R- Um Clube Rotário sem o seu Rotaract, no meu ponto de vista, não se sente completo. Falta oferecer a oportunidade à Juventude de usufruir das enormes vantagens do Mundo do Rotary Tendo esse sentimento sempre presente, desde que Rotaract Club do Funchal deixou de estar activo, mantive a esperança de ver reunidas as condições necessárias para a sua reabertura.
De um ocasional diálogo com o Magnifico Reitor da Universidade da Madeira, Professor Doutor Pedro Telhado Pereira, a quem expus esta minha pretensão, recebi de imediato toda a compreensão e apoio, pois tal reabertura e sua existência, vinha valorizar a vida dos estudantes universitários madeirenses.
Porque todo o trabalho deve ser feito em equipe, convidei a se associarem a este projecto dois outros Companheiros do Rotary Club do Funchal, a Pró-Reitora Drª Luísa Antunes Paolinelli e o Professor António Jorge Castro Pestana.
Após reuniões verificadas nos últimos meses, estamos orgulhosos e satisfeitos de ter alcançado mais este Serviço à Comunidade, a reabertura oficial do Rotaract Club do Funchal, a 31 do corrente mês, o terceiro a nível europeu, com base universitária.
Estamos certos de que as condições agora reunidas, na Universidade da Madeira e não só, irão garantir ao Rotarct Club do Funchal, uma longa vida, cheia de alegrias e de Serviços prestados quer a Rotary quer à Comunidade.
REABERTURA DO ROTARACT DE CAJAZEIRAS
Agradecemos: