sábado, 24 de janeiro de 2009

Pergunta- O que é Rotary, Rotaract e Interact?

Resposta
- O Rotary Internacional, Movimento Mundial, criado por Paul Harris e nascido em 1905, com o objectivo de desenvolver amizade entre as diferentes profissões e simultaneamente
desempenhar na comunidade acções de assistência aos mais carenciados, através dos tempos, foi acompanhando as alterações observadas na sociedade e evoluindo nas suas respostas às novas
necessidades.
Assim hoje em dia, Rotary Internacional, possui programas tão diferenciados entre os quais se salienta :- Corpo Comunitário de Rotary (Rotary Comunity Corps) , Companheirismo Rotário (Rotary Fellowships , Troca de Amizade Rotária (Rotary Friendship Exchange), Prémios de Liderança Juvenil Rotária (Rotary Youth Leadership Awards), Serviço à Comunidade Mundial (World Community Service), Premutas de Juventude Rotária(Youth Exchange), Voluntários em Rotary (Rotary Volunteers), Preservar o Planeta Terra (Preserve Planet Earth) , Compartilhar em Rotary (Rotary Shares) , Rotary Realiza Sonhos ( Rotary Make Dreams Real), Campanha Mundial Contra a Polio (Polio Plus), Campanha Mundial para a Saúde – Fome e Humanidade (3H- Health-Hunger-Humanity), Centros Rotários para Estudos Internacionais de Soluções dos Conflitos e Paz (Rotary Centers for International Studies in Peace and Conflict Resolution).
Internamente cada Clube possui quatro Avenidas :- a Interna, a Profissional, á Comunidade e a Internacional, avenidas que são estruturas anuais de todas as actividades.
Mas em Rotary, o seu quadro social é constituído por líderes profissionais com idades superiores aos 30 anos. A fim de envolver a juventude em iguais padrões de ética, Rotary Internacional, criou os programas Rotaract para as idades de 18 aos 30 e o Interact para idades até aos 18 anos.
Todas as iniciativas de projecto brotam das próprias necessidades da comunidade, e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em cooperação.
Os Rotaractistas também podem :- Liderar a formação de Interacts Clubs, participar dos seminários RYLA (Rotary Youth Leadership Awards), candidatar-se a Bolsas Educacionais ou participar de Intercâmbio de Grupos de Estudos, e, tornar-se sócio de um Rotary Club.

P- Onde nasceu o Rotaract e quantos clubes existem?
R- Em 1968, os Estados Unidos fervilhavam com uma imensa energia de mudanças. As mulheres queimavam os soutiens pela emancipação e igualdade de direitos, havia protestos pelo fim da Guerra do Vietname e o assassinato de Martin Luther King Jr desencadeava tumultos em várias cidades por todo o país. Neste ambiente revolucionário, vários estudantes universitários empreendedores e audazes quiseram criar um novo Clube na Universidade da Carolina do Norte (UCN) em Charlotte, EUA, uma acção que acabou por despoletar a criação do clube que, mais tarde, se viria a tornar no Rotaract.

Neste momento, existem mais de 186.000 Rotaractistas, espalhados por cerca de 8.100 clubes em, aproximadamente 160 países.


P- Quando nasceu o Rotaract Club do Funchal e quem foi o seu primeiro Presidente?
R
- O Rotaract Club do Funchal nasceu em Julho de 1986, e foi seu primeiro Presidente o actual Companheiro no Rotary Club do Funchal, Jorge Alexandre de Freitas Jesus.

P- Porque fechou?
R- Por falta de condições Universitárias. Os estudantes rumavam para o continente, onde continuavam os seus estudos, criando graves dificuldades de continuidade ao Clube. O Rotary Club do Funchal ainda tentou assegurar viabilidade de contínuo convívio Rotaractista em Portugal continental, para os madeirenses, mas não foi possível. Assim passados cerca de 6 anos o Rotaract Club do Funchal infelizmente cessou a sua actividade.


P- Que vantagens tem a juventude em pertencer a um Rotaract Club?
R- Os Rotaract Clubs fazem parte do esforço global do Rotary Internacional em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de acção. Rotaractistas utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary Internacional e pela Fundação Rotária e beneficiam-se do apoio administrativo providenciado pelo R.I.
A criação dos Rotaract e Interact Clubes no mundo, é um serviço que Rotary Internacional coloca à disposição da Comunidade, melhor dizendo à juventude da Comunidade Internacional.
O Rotaract procura:

  • Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional.

  • Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um.
    Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a Sociedade.
    Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional.

  • Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade
    e no mundo.

  • Propiciar oportunidades para actividades pessoais e em grupo com o objectivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional.

Resumindo, os Rotaracts Clubs implementam actividades e projectos diversos, de acordo com os objectivos gerais dos sócios, nas áreas de crescimento profissional, formação de líderes e prestação de serviços. Tais actividades geram um programa equilibrado e promovem o crescimento pessoal dos Rotaractistas.

P- Porquê a reabertura agora?
R- Um Clube Rotário sem o seu Rotaract, no meu ponto de vista, não se sente completo. Falta oferecer a oportunidade à Juventude de usufruir das enormes vantagens do Mundo do Rotary Tendo esse sentimento sempre presente, desde que Rotaract Club do Funchal deixou de estar activo, mantive a esperança de ver reunidas as condições necessárias para a sua reabertura.
De um ocasional diálogo com o Magnifico Reitor da Universidade da Madeira, Professor Doutor Pedro Telhado Pereira, a quem expus esta minha pretensão, recebi de imediato toda a compreensão e apoio, pois tal reabertura e sua existência, vinha valorizar a vida dos estudantes universitários madeirenses.
Porque todo o trabalho deve ser feito em equipe, convidei a se associarem a este projecto dois outros Companheiros do Rotary Club do Funchal, a Pró-Reitora Drª Luísa Antunes Paolinelli e o Professor António Jorge Castro Pestana.
Após reuniões verificadas nos últimos meses, estamos orgulhosos e satisfeitos de ter alcançado mais este Serviço à Comunidade, a reabertura oficial do Rotaract Club do Funchal, a 31 do corrente mês, o terceiro a nível europeu, com base universitária.
Estamos certos de que as condições agora reunidas, na Universidade da Madeira e não só, irão garantir ao Rotarct Club do Funchal, uma longa vida, cheia de alegrias e de Serviços prestados quer a Rotary quer à Comunidade.

REABERTURA DO ROTARACT DE CAJAZEIRAS

Ola pessoal vem em poucas palavras comentar sobre a reabertura do rotaract da cidade de cajazeiras. Depois do afastamento dos membros da ultima gestão um integrante do Interact tendo em vista q já ia sair e não i poder participar, mas do clube sai em busca dos integrantes do rotaract já tendo duas reuniões com bastante pessoal temos em vista agora a eleição dos presidentes e dos componentes q fazem parte do clube.

Agradecemos:
Ao integrante do interact Andersom e o presidente do Rotare Jorge e a tesoreira Terezinha